Quem já passou pelo susto de ser acordado ou chegar em casa e não poder entrar na edificação devido a ocorrência de incêndio, sabe a importância do que fazer nessa situação.
Muitos incêndios ocorrem devido a pequenos descuidos (panela esquecida no fogão ligado, curto-circuito na rede elétrica, velas ou cigarros esquecidos acesos, entre outros) e que algumas vezes viram tragédias por falta de equipamentos de combate à incêndios e conhecimento. Anualmente os condomínios estão obrigados a renovar o treinamento da Brigada de Incêndio e tanto os moradores, quanto os funcionários dos condomínios devem participar, mas é bem comum que só os funcionários participem.
Você consegue responder às questões abaixo?
1.O que fazer em caso de incêndio na edificação?
2.Onde estão os equipamentos de combate a incêndio nos andares, áreas técnicas e comuns?
3.Como usar os extintores e quais as classes (A, B e C) podem ser usados em cada tipo de material (papel, madeira, elétrica, combustível e etc.)?
4.Sabia que se usar o extintor de água pressurizada em curto-circuito (elétrica), causará um problema maior?
5.Como fazer uso do hidrante?
6.Como evacuar a edificação?
7.O que fazer no caso de aspiração de fumaça ou traumas durante a fuga?
8.Quais as rotas de fuga/emergência e locais seguros na edificação?
9.O que fazer quando o sistema de alarme contra incêndio é acionado?
10. Posso usar os elevadores durante a evacuação?
11. Porque as portas corta-fogo não podem ser trancadas à chave?
12. Porque não posso ter móveis nos halls e lixeiras nas escadas?
13. Porque o condomínio tem gerador e outro sistema de luz de emergência?
14. Conhece as sinalizações de orientação nos halls e escadarias?
Além do treinamento, é essencial que as edificações estejam com todos os equipamentos de combate a incêndio em ordem e que estes passem pelas manutenções preventivas recomendadas, áreas de rota de fuga/emergência (hall, corredores, escadarias, antecâmaras) livres, assim como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em dia.
É de extrema importância que os moradores participem do treinamento da Brigada de Incêndio, os funcionários treinados podem estar ausentes numa situação de emergência e gerar maiores problemas.
As poucas horas que você destina ao treinamento pode ajudar a salvar vidas, patrimônio e minimizar os problemas até a chegada dos bombeiros.
Participem!
Por: Lúcia Moraes